Saiba como solicitar a portabilidade de carência do plano de saúde
5 de maio de 2023.
É muito comum que os clientes não se sintam satisfeitos com determinados serviços que são oferecidos, e por isso, solicitam a portabilidade do plano de saúde. Essa solicitação também é feita quando determinado convênio não atende as necessidades do paciente.
Independente do tipo de insatisfação, é possível solicitar a portabilidade de plano de saúde de forma mais simples do que parece ser. Para te ajudar, trouxemos algumas informações sobre o assunto, confira!
Portabilidade do plano de saúde: o que significa?
A portabilidade de um plano de saúde é um direito que todas as pessoas possuem de solicitar. Ela permite que você possa trocar o seu plano por uma operadora distinta, e com isso, você passa a não ter mais vínculo com a antiga empresa.
Essa portabilidade é bem simples de ser feita, e os benefícios do antigo plano ainda podem ser mantidos, e por isso, é uma alternativa bastante buscada pelos segurados quando não estão mais satisfeitos com os serviços oferecidos.
Como essa portabilidade funciona?
Para que a portabilidade de plano de saúde seja solicitada, é necessário seguir algumas regras definidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde).
A primeira delas é que a portabilidade não é cobrada e também não requer uma justificativa para ser feita. Mas, para que seja possível trocar de plano, é necessário que os convênios sejam compatíveis, ou seja, os valores devem ser parecidos.
A cobertura não precisa ser a mesma, assim como o cliente deve estar a dois anos com o plano atual antes de fazer a portabilidade.
Portabilidade de carência do plano de saúde
O período de carência do plano de saúde é aquele em que o segurado precisa esperar um tempo determinado para usar todos os benefícios e coberturas que o plano oferece.
Todos os procedimentos de saúde realizados possuem tempo de carência diferente. Para emergências, o segurado pode usar o seu plano em 24 horas, por exemplo. Mas, para outros procedimentos, esse tempo pode ser de até 180 dias.
Mas, caso você queira solicitar a portabilidade de carência do plano de saúde saiba que não é preciso esperar por esse tempo no novo plano, ou seja, pode utilizar os benefícios e coberturas assim que a mudança for feita.
Como fazer essa solicitação?
Para que você consiga solicitar a portabilidade de carência do plano de saúde, saiba que antes de tudo é preciso entrar em contato com a seguradora nova, para que a proposta seja solicitada.
Feito isso, todos os documentos para fazer a adesão devem ser enviados para o convênio novo, e existe um tempo de espera que varia conforme cada empresa para dar a resposta. Se a empresa não entrar em contato depois do prazo, essa proposta é aprovada de forma automática.
Depois de ter sua solicitação aprovada, é preciso cancelar seu plano de saúde antigo, pedindo apenas a desvinculação dos benefícios. Não é cobrado nenhum valor para fazer isso.
Assim você já pode usufruir dos benefícios do seu novo plano de saúde sem problemas.
Para saber mais sobre o assunto, acesse o site e leia outros conteúdos sobre o tema!