Saiba como solicitar a portabilidade de carência do plano de saúde - Seventy Seguros

Saiba como solicitar a portabilidade de carência do plano de saúde

É muito comum que os clientes não se sintam satisfeitos com determinados serviços que são oferecidos, e por isso, solicitam a portabilidade do plano de saúde. Essa solicitação também é feita quando determinado convênio não atende as necessidades do paciente.

Independente do tipo de insatisfação, é possível solicitar a portabilidade de plano de saúde de forma mais simples do que parece ser. Para te ajudar, trouxemos algumas informações sobre o assunto, confira!

Portabilidade do plano de saúde: o que significa?

A portabilidade de um plano de saúde é um direito que todas as pessoas possuem de solicitar. Ela permite que você possa trocar o seu plano por uma operadora distinta, e com isso, você passa a não ter mais vínculo com a antiga empresa.

Essa portabilidade é bem simples de ser feita, e os benefícios do antigo plano ainda podem ser mantidos, e por isso, é uma alternativa bastante buscada pelos segurados quando não estão mais satisfeitos com os serviços oferecidos.

Como essa portabilidade funciona?

Para que a portabilidade de plano de saúde seja solicitada, é necessário seguir algumas regras definidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde).

A primeira delas é que a portabilidade não é cobrada e também não requer uma justificativa para ser feita. Mas, para que seja possível trocar de plano, é necessário que os convênios sejam compatíveis, ou seja, os valores devem ser parecidos.

A cobertura não precisa ser a mesma, assim como o cliente deve estar a dois anos com o plano atual antes de fazer a portabilidade.

Portabilidade de carência do plano de saúde

O período de carência do plano de saúde é aquele em que o segurado precisa esperar um tempo determinado para usar todos os benefícios e coberturas que o plano oferece.

Todos os procedimentos de saúde realizados possuem tempo de carência diferente. Para emergências, o segurado pode usar o seu plano em 24 horas, por exemplo. Mas, para outros procedimentos, esse tempo pode ser de até 180 dias.

Mas, caso você queira solicitar a portabilidade de carência do plano de saúde saiba que não é preciso esperar por esse tempo no novo plano, ou seja, pode utilizar os benefícios e coberturas assim que a mudança for feita.

Como fazer essa solicitação?

Para que você consiga solicitar a portabilidade de carência do plano de saúde, saiba que antes de tudo é preciso entrar em contato com a seguradora nova, para que a proposta seja solicitada.

Feito isso, todos os documentos para fazer a adesão devem ser enviados para o convênio novo, e existe um tempo de espera que varia conforme cada empresa para dar a resposta. Se a empresa não entrar em contato depois do prazo, essa proposta é aprovada de forma automática.

Depois de ter sua solicitação aprovada, é preciso cancelar seu plano de saúde antigo, pedindo apenas a desvinculação dos benefícios. Não é cobrado nenhum valor para fazer isso.

Assim você já pode usufruir dos benefícios do seu novo plano de saúde sem problemas.

Para saber mais sobre o assunto, acesse o site e leia outros conteúdos sobre o tema!

«
»
Ver mais artigos como este

Que tal receber uma cotação grátis de Plano de Saúde?


Corretora Líder Há 20 Anos!

Somos especialistas em planos de saúde empresariais, nossa corretora conta com experiência de mais de 20 anos no mercado.

Trabalhamos com as principais operadoras do mercado e oferecemos o melhor atendimento aos nossos clientes.


Como encontrar o melhor preço?

Preencha o formulário, um dos nossos consultores fará uma avaliação seu negócio para encontrar o plano de saúde empresarial com o melhor custo-benefício.


Solicitar Cotação

Aproveite as nossas condições especiais.



Possui CNPJ?


Newsletter

Assine a nossa Newsletter para
receber os nossos informativos.